ANDRÉ SILVA
Há mais de 20 anos, fieis de Nossa Senhora de Nazaré comercializam produtos e souvenir com o tema do Círio de Nazaré, na semana da festa. O empreendimento, que acontece só nessa época, é montado em frente a igreja matriz de São José, no Centro de Macapá. Pelo sucesso do negócio, vendedores prometem feira até as 22h de sábado (7), véspera da peregrinação da imagem da santa pelas ruas de Macapá.
Muitos fieis que vão participar da procissão no domingo (8) procuram a feira para se preparar a caráter para a grande romaria. Camisas, terços e imagens da santa são os mais vendidos, segundo os ambulantes.
As barracas passaram a funcionar na calçada da praça Veiga Cabral, na frente da igreja, há oito anos. Antes, os ambulantes vendiam seus produtos na Av. General Gurjão, lado esquerdo do Teatro das Bacabeiras, também no Centro, ou espalhados por pontos próximos a igreja.
Maria de Nazaré diz que vende os produtos do círio há mais de 20 anos. Ela é devota da santa, e conta que começou no ramo por influência da família. Segundo ela, o dinheiro ajuda nas despesas da casa, principalmente pelo sucesso do evento.
“São pessoas que vêm para pagar promessa e procuram a nossa barraca para comprar camisa, terço para acompanhar o círio”, falou a vendedora.