ANDRÉ SILVA
As mulheres do Bairro Nova Esperança, em Macapá, participaram na tarde desta quarta-feira (11) de uma programação em alusão ao mês de combate ao câncer, o Outubro Rosa. Elas receberam orientações quanto aos cuidados com a saúde e o corpo.
O atendimento foi realizado no Centro de Mobilização Social Nova Esperança, onde também funciona o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) da zona sul. Cerca de 30 mulheres assistiram às palestras.
Um enfermeiro lembrou da atenção que se deve dar ao autoexame e à mamografia. Os métodos são os mais recomendados para identificar qualquer anomalia nas mamas.
Ane Parise da Coordenadoria de Políticas Públicas para a mulher de Macapá considerou o encontro importante, pois estreita ainda mais a relação entre o Cram e as mulheres daquela comunidade.
“Elas, muitas vezes, têm dúvida de onde procurar o serviço de exames, atendimento com o médico e é nessas palestras que elas tiram suas dúvidas”, justificou Parise.
Para a professora de crochê, Maria de Sousa Luz, de 67 anos, esse tipo de atendimento é muito importante para a comunidade. Ela relata casos da doença entre amigos.
“Gostei muito da palestra que o enfermeiro deu. Ele ensinou a importância de fazer os exames de toque nos seios. Eu sou meio descuidada comigo, mas a partir de hoje eu vou ficar mais ligada nisso”, garantiu.