ANDRÉ SILVA
Alunos da rede pública do Amapá receberam na tarde desta segunda-feira (6) as passagens aéreas e ajuda de custo para participarem dos Jogos Escolares da Juventude e Paraolímpicos. A delegação amapaense conta com 191 representantes, entre atletas e equipe técnica.
Os Jogos Escolares da Juventude serão realizados entre os dias 16 e 25 de novembro, em Brasília (DF). Os estudantes vão competir nas modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, tanto no masculino como no feminino.
“Quero agradecer a Deus por tudo e dizer que não é fácil um time conquistar um campeonato no Amapá. Vamos lutar até o final e vamos trazer o maior número de medalhas pro Estado”, garantiu o atleta e aluno do Colégio Amapaense, Luig Holanda.
A delegação de 29 pessoas vai seguir para os Jogos Escolares Paraolímpicos, em São Paulo (SP). As competições serão entre os dias 20 e 25 de novembro.
“Quero agradecer ao governo e em especial ao meu professor que meio me arrastou pra isso (risos). Vamos representar o Amapá da melhor maneira possível”, afirmou Alice Chagas, que vai competir em três modalidades: corrida, lançamento de peso e de dardo. Ela tem deficiência visual.
O aporte financeiro para as passagens é de R$ 980 mil do governo do Estado, e de R$ 1,4 milhão de emenda parlamentar do deputado federal Roberto Góes (PDT). A organização dos atletas está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).
Após a cerimônia, os pais receberam as orientações quanto à viagem dos atletas.