DA REDAÇÃO
Um encontro entre a deputada Cristina Almeida (PSB), representante da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o prefeito de Saint-Georges, Georges Elfort, o ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, e o cônsul Francês em Brasília Samuel Bouchard tratou sobre a retirada do visto de entrada de brasileiros na Guiana Francesa.
O documento passou a ser emitido pelo Consulado Francês em Brasília, o que, para a deputada, provoca a desistência de brasileiros por causa da dificuldade de acesso e financeira.
Segundo ela, a Alap quer discutir uma forma de trazer a emissão do visto para Macapá, com extensão até Oiapoque, a 590 quilômetros da capital. É na cidade ao Norte que está localizada a Ponte da Integração, que liga Brasil à França.
De acordo com o ministro conselheiro da embaixada, a retirada do visto do Amapá não tem a ver com a relação entre Brasil e Guiana Francesa, e sim com um problema interno da França. Ele afirmou que as autoridades estão trabalhando para resolver a questão.
Ele falou que o serviço, tanto pode retornar para o Amapá, como pode ter taxas menores, no caso de permanência em Brasília.