ANDRÉ SILVA
O Diário Oficial do Estado do Amapá (DOE), criado há mais de 70 anos, está sendo preparado para passar da versão impressa e digitalizada para cem por cento digital e em tempo real. Os jornalistas da imprensa oficial iniciaram o treinamento no início da tarde desta quinta-feira (25), para se familiarizar com o programa que vai gerenciar as informações do novo formato.
Sebastião Ataíde, de 69 anos, trabalha na imprensa oficial desde 1973. Ele conta que no início do DOE, a impressão da edição diária era feita letra a letra na máquina de tipografia.
“A gente chama de ‘cata milho’, porque tínhamos que colher letra por letra para formar a palavra que queríamos. Fico feliz em participar de mais esta mudança do diário. Sinto-me muito orgulhoso de, próximo da minha aposentadoria, poder presenciar essa nova era do Diário Oficial”, falou Ataíde.
Desde 2016, os diários são digitalizados e divulgados no site da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Antes da digitalização, cerca de 500 exemplares eram impressos diariamente. A economia gerada, segundo a Sead, foi de R$ 368 mil por ano.
“O Diário Oficial existe há mais de 70 anos e, até então, ele é feito de forma totalmente artesanal. Agora, ele passa a ser online. É para o momento. É para o agora. É a importância de estarmos ligados com o resto do Brasil, e para o cidadão ter acesso à informação de modo mais preciso”, disse Regina Duarte , secretária adjunta de Administração.
O programa que vai gerir as edições do diário foi produzido por profissionais do Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap), em parceria com a Sead. A nova plataforma estará online em 90 dias, segundo o presidente do Prodap, Lutiano Silva.
“Com a virtualização, todo o processo nasce virtual e morre virtual. Então, desde a produção do diário até o cidadão que queira fazer uma publicação no diário, tudo passará a ser virtual”, falou Silva.
O treinamento dos profissionais que vão operar o sistema encerra na sexta-feira (26). Até que o novo sistema esteja completamente operacional, as versões digitalizadas vão continuar sendo divulgadas. Para acessar o Diário Oficial ainda na versão digitalizada, o cidadão pode acessar o site da Sead (www.sead.ap.gov.br).
Digitalização do acervo histórico
Em 2017, segundo a Sead, a página da secretaria registrou mais de 280 mil acessos ao dia na forma digitalizada.
Um processo licitatório está sendo realizado pela secretaria, para garantia da digitalização de todo o acervo que conta com documentos históricos desde a primeira divulgação de atos do Estado.