ANDRÉ SILVA
O Hospital de Emergência de Macapá (HE) registrou 782 atendimentos ambulatoriais nos quatro dias do feriado prolongado. Segundo a direção, violência doméstica, crimes passionais e briga de família foram os casos mais comuns.
Os dados compreendem do dia 29 de dezembro a 1º de janeiro de 2018. O dia em que houve mais atendimentos foi o primeiro de janeiro, com 218 casos.
De acordo com o diretor do hospital, Waldir Bitencourt, houve redução no número de entradas na unidade, em relação ao período natalino. Ele afirma que um dos fatores que contribuíram para isso foi a presença do efetivo da Polícia Militar (PM) nas festas de comemoração de fim de ano.
“Mas ainda são alarmantes os números da violência doméstica e de crimes passionais, brigas entre familiares, acidentes por armas brancas, entre outros” avaliou o diretor.
Bitencourt disse que esses dados específicos ainda não foram somados.
O HE reforçou seu quadro de funcionários para esse período de festa de final de ano, e isso, segundo o diretor, ajudou a agilizar o atendimento e resolução dos casos menos graves.