ANDRÉ SILVA
Pais e responsáveis estão tendo dificuldades para realizar a pré-matrícula dos filhos na rede pública de ensino. Segundo o Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap), o problema está acontecendo com todos os sistemas do estado, e não apenas com o de matrícula. O processo iniciou nesta segunda-feira (29).
Um equipamento que permite a comunicação entre sistema e usuário, e faz filtros de segurança apresentou problemas e teve que ser substituído. O Prodap estima que a situação se normalize ainda esta tarde.
“Qualquer acesso para qualquer sistema do governo passa por essa ‘solução’ antes de chegar nos sistemas. Como ela é o mediador dessa comunicação, quando há algum problema nela, há um impacto na comunicação com os sistemas”, explicou Lutiano Costa, diretor do Prodap.
Ele descartou sobrecarga no sistema de pré-matrícula.
A secretária executiva, Elines Moraes, de 37 anos, disse que está tentando acessar o site desde às 13h desta segunda, sem sucesso. Até as 15h30, a situação não havia se normalizado.
“A escola que eu quero para a minha filha é difícil de conseguir, que é o Santina Rioli. São poucas escolas boas na rede pública, e essa é uma das que eu gostaria que minha filha estudasse. Estou aguardando ansiosa e tentando o tempo todo para não perder essa vaga”, falou a secretária.