ANDRÉ SILVA
O maior bloco de rua do Amapá, A Banda, superou o número de brincantes do Carnaval de 2017, segundo uma avaliação preliminar da Polícia Militar (PM). E muitas famílias montaram verdadeiros camarotes para acompanhar a passagem com conforto.
Este ano, a expectativa dos organizadores era que mais de 170 mil pessoas participassem da festa.
“Está tudo transcorrendo na mais perfeita naturalidade e o que deu para a Polícia Militar perceber é que o número de pessoas é muito maior que do ano passado. Visualmente há um número maior que do ano passado”, observou o capitão Alex Sandro, da Comunicação Social da PM.
Os trios, puxados pelos tradicionais bonecos gigantes símbolos do bloco, saíram às 14h desta terça-feira (13), da Avenida Presidente Vargas, em frente a Praça Veiga Cabral, Centro de Macapá.
Nenhuma ocorrência grave havia sido registrada até às 17h, segundo a PM. Cerca de 370 policiais foram escalados este ano, sem precisar alterar as equipes do serviço ordinário.
Ulisses Araújo, de 34 anos, faz parte da família Costa e Silva. Há 14 anos, pais, mães, avós, filhos e netos, cerca de 40 pessoas, se reúnem na frente de casa da família, na Avenida Feliciano Coelho, para ver a Banda passar. Eles montam um parapeito coberto com tecidos que permite manter todos juntos, confortavelmente.
“A gente acorda cedo para começar a montar o camarote, que serve para o nosso conforto e segurança”, disse brincante.
Ari Martins, um dos integrantes do “Bloco da Preta”, disse que há três anos ele e os 15 amigos se reúnem para brincar o Carnaval em cima do trio elétrico.
“Todo ano a gente vem em cima do trio, reúne os amigos para curte essa linda festa”, falou o brincante.
O retorno do bloco à Praça Veiga Cabral , no Centro, foi marcado para as 20h.