DA REDAÇÃO
Os coordenadores do Carnaval dos Blocos de Macapá assinaram acordo com a prefeitura, para realização dos desfiles na Rua Cândido Mendes, até a praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá. Na quinta-feira (8), o Ministério Público Estadual (MP) recomendou ao Município que se abstenha de liberar licenças para o evento na Beira Rio, orla da cidade.
No documento, os coordenadores comprometem-se também a não utilizar recursos do governo do Amapá, para o qual também houve recomendação de não realização de programação carnavalesca de desfile de blocos na Beira Rio, e não efetuação de repasses de recursos públicos a instituições públicas ou privadas com o objetivo de serem utilizados em eventos carnavalescos em todo o Amapá.
O MP considera, no documento, que “o Estado do Amapá, atualmente, paga de forma parcelada o salário dos servidores públicos, e a população amapaense padece com a má qualidade e até a ausência de serviços públicos essenciais, como no caso da saúde, educação e segurança pública”, diz trecho da recomendação.
No documento emitido à prefeitura, o MP lembra a existência do sambódromo para este tipo de festa, e diz que a realização da festa na orla de Macapá, entre o Complexo do Araxá e a Praça do Coco, resultaria em transtornos para os moradores, poluição sonora e congestionamentos no trânsito.
O desfile dos blocos vai acontecer nos dias 10 e 11 de fevereiro.