DA REDAÇÃO
Uma ampla programação cultural foi preparada para comemorar os 260 anos de Macapá neste domingo (4). Música, teatro, cerimônias e atos religiosos são algumas da atividades previstas. O evento é organizado pela prefeitura da capital e ocorrerá em pontos turísticos, como a Fortaleza de São José, Catedral de São José e Praça Floriano Peixoto.
Às 6h, uma salva de canhões será realizada na Fortaleza, anunciando aos moradores que o dia é especial. Em seguida, às 7h, haverá a celebração de uma missa de ação de graças, na Catedral, com a participação da cantora Patrícia Bastos na liturgia.
Após a missa, a partir das 8h30, na frente da igreja matriz, os grupos de Marabaixo da Juventude e Manuel Felipe darão início ao tradicional Encontro das Bandeiras. O evento simboliza o reencontro dos primeiros moradores negros da capital, depois de remanejados do Centro da cidade para os bairros Laguinho e Favela (hoje Santa Rita), na década de 1940, pelo então governador Janary Nunes, em função do crescimento urbano.
Concluída a programação na igreja, será a vez dos cortejos, do Grupo de Teatro Marco Zero e do Banzeiro Brilho de Fogo, em direção à Praça Floriano Peixoto onde a festa continua até as 22h. Confira a programação:
9h – BANDA CHOCOLATE COM PIPOCA;
10h – BANDA DA MARINHA;
10h30 – CORTEJO BANZEIRO DO BRILHO DO FOGO;
11h30 – AMADEU CAVALCANTE E BRENDA MELO;
12h30 – NONATO LEAL (INSTRUMENTAL);
13h – GRUPO PILÃO;
13h30 – RODA DE BANDAIA – JOÃO AMORIM;
14h – DEIZE PINHEIRO;
15h – RAMBOLDES CAMPOS;
16h – SUITE POPULAR (INSTRUMENTAL);
16h30 – ONEIDE BASTOS;
17h30 – BETO 7 CORDAS (INSTRUMENTAL);
18h30 – AFRO BRASIL;
19h30 – BANDA PLACA;
20h30 – IVO CANNUTY;
21h – MARACATU DA FAVELA;
21h30 – BOÊMIOS DO LAGUINHO;
22h – PIRATAS DA BATUCADA.
ESPAÇO CRIANÇA (PARQUINHO)
17h – ESPETÁCULO ENTREI NA RODA – VÂNEA AVLIS;
18h – ESPETÁCULO CASTELINHO MISTERIOSO – GRUPO PIRLIMPIMPIM.