De Santana, FERNANDO SANTOS
O segundo maior município do Estado em números populacionais, o município de Santana, localizado a 17 quilômetros de Macapá, teve um período carnavalesco sem anormalidades no que se refere a violência. O 4º Batalhão da Polícia Militar que atende a cidade avaliou de maneira positiva o planejamento estratégico de combate à criminalidade.
Cerca de 100 PMs estiveram atuando durante a temporada. Na avenida Santana, local que recebeu a programação oficial, foram feitos policiamentos ostensivos e motorizados nas vias adjacentes ao corredor da folia. Neste local, mais de 2,4 mil abordagens foram realizadas. Destas, 6 pessoas foram encaminhas á Central da Flagrantes da Polícia Civil. No local também, 48 armas brancas (tipo faca) foram encontradas em posse de suspeitos.
Mesmo com a programação oficial se concentrando na Avenida Santana, outros pontos do município não ficaram desguarnecidos. De acordo com o comandante do 4ªBPM, Coronel Aldinei Almeida, o planejamento deu certo.
“Montamos uma estratégia de colocar militares em pontos estratégicos do corredor da folia, onde sabíamos que podia resultar em delitos. E deu muito certo. Não deixamos o restante da cidade sem segurança. Todo nosso efetivo foi empregado na segurança da população com viaturas e homens a pé. Dessa forma, ficamos satisfeitos e avaliamos positivamente a temporada carnavalesca em Santana”, disse.
Em toda a Operação Carnaval, apenas 11 boletins de ocorrência foram registrados e nenhum homicídio ou acidente de trânsito com vítima.