DA REDAÇÃO
O Governo do Estado do Amapá (GEA) está pedindo que a recomendação do Ministério Público (MP) de suspensão do Carnaval na Beira Rio seja revista pelo órgão. Em nota publicada na quinta-feira (8), o executivo estadual informa que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está fornecendo todas as informações necessárias à Promotoria da Defesa do Patrimônio Público para que o evento carnavalesco seja mantido neste fim de semana (10 e 11), conforme está previsto.
No documento, o GEA esclarece que tem dado apoio aos eventos carnavalescos por meio de estrutura logística e os aparatos de saúde e segurança. Além disso, o governo informa que não há qualquer tipo de repasse financeiro às entidades responsáveis pela realização das programações. O governo destaca também que o incentivo às programações de carnaval garantem à população o direito ao lazer e fomenta o empreendedorismo, o turismo e aquece a economia.
Pedido do MP
O MP do Amapá emitiu recomendação ao governo para que se abstenha de realizar programação carnavalesca de desfile de blocos na Beira Rio. De acordo com o pedido, o espaço público também não deverá ser obstruído para esse tipo de evento. Outro argumento utilizado é que o governo não pode destinar verbas para esse tipo de evento enquanto o salário dos servidores é parceladoe outras áreas carecem de investimentos, como saúde, educação, limpeza pública, dentre outros.
Na quinta-feira (8) a mesma recomendação havia sido entregue para a prefeitura de Macapá para que não seja autorizado o o evento.