DA REDAÇÃO
Para garantir o estoque de sangue durante o carnaval, época em que a demanda por doadores costuma crescer, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) lançou a campanha “Neste carnaval vista sua fantasia de herói e compartilhe seu poder”.
De acordo com a direção do Hemoap, outro fator que justifica as campanhas permanentes por doação é o tempo curto de validade do concentrado de plaquetas, somente cinco dias. No período de feriados prolongados tende a haver o aumento de emergências, de acidentes de trânsito e de pessoas feridas por arma branca.
“O foco das ações é sensibilizar e incentivar as pessoas para não deixar a doação para depois do carnaval”, comentou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.
Diariamente, são recebidas em média 70 doações de sangue por dia. Quando há realização de campanhas, esse quantitativo chega a até 120 doações. No ano passado, foram 245 doações de sangue antes e carnaval, segundo o Hemoap.
O instituto ressalta também que uma única bolsa de 450ml de sangue é capaz de ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. O sangue doado passa por um processo de fracionamento, que extrai para doação o concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, o crioprecipitado e as plaquetas.
Para doar sangue, qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos de idade e que pese mais de 50 quilos pode realizar o ato. Menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis. Os interessados devem procurar o Hemoap, localizado na Av. Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, das 7h às 12h, e apresentar documento original com foto.