CÁSSIA LIMA
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) funcionará de 7h às 12h30, na segunda-feira (12) e quarta-feira (14) de carnaval. A ideia é receber doadores de sangue que garantam o estoque de bolsas para o período de festas.
De acordo com a direção do Hemoap, a ingestão de bebidas alcoólicas durante o carnaval aumenta a ocorrência de atendimentos nos hospitais e, consequentemente, a necessidade de sangue. Além do estoque, há necessidade também de manter o armazenamento de plaquetas.
“Nós dependemos da doação voluntária da população neste período em que aumenta a necessidade nos hospitais”, destacou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.
Além do plantão, o instituto está divulgando a campanha “Neste carnaval vista sua fantasia de herói e compartilhe seu poder”, para incentivar a doação de sangue. A campanha ajudou a coletar 382 bolsas de sangue.
Os doadores precisam atender a alguns critérios, como: ser uma pessoa saudável com mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18, só com a autorização dos responsáveis e maiores de 70, se forem doadores assíduos. A pessoa também precisa estar descansada e alimentada.
O Hemoap funciona na esquina da Rua Jovino Dinoá com a Avenida Raimundo Álvares da Costa.