DA REDAÇÃO
Tomou posse nesta terça-feira (6), o novo superintendente da Polícia Federal no Amapá, Dorival Ranuci. Ele substitui Raimundo Soares, que ficou no posto durante quatro anos.
Durante a posse, o governador do Amapá, Waldez Góes, falou que o Estado atua de forma conjunta com a PF, pelo bem estar e segurança da população. Ele elogiou o trabalho da Polícia Federal, destacando a atuação no combate à corrupção e execução do plano estratégico de segurança nas fronteiras, que mobiliza e integra o Ministério da Justiça, as Forças Armadas e outros órgãos de defesa social.
Ranuci falou que administrar não é fácil e é uma ação que, de fato, torna-se melhor sucedida quando realizada em equipe.
Também na ocasião, o desembargador Rommel Araújo, que representou o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), defendeu a “integração com os órgãos de investigação, principalmente num momento em que a criminalidade precisa ser enfrentada e quando o país luta para combater a corrupção”.
O delegado Raimundo Soares, que deixa a função, lembrou que muitas foram as dificuldades enfrentadas no percurso, porém, superadas graças ao time de servidores da instituição e à colaboração dos parceiros em níveis federal e estadual.
Perfil
O novo superintendente da PF, delegado Dorival Ranuci Júnior, atua na região Norte há 15 anos, dos quais 14 no Amapá. Natural de São Paulo, graduou-se em direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e especializou-se em direito administrativo pela Universidade Anhanguera. Ingressou na Polícia Federal em dezembro de 2003, assumindo suas funções na Delegacia de Guajará Mirim – RO, onde permaneceu até 2004.
No Amapá, de 2004 a 2008, exerceu o cargo de chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência Regional da PF. De 2009 a 2010 foi corregedor regional substituto e chefe do Núcleo de Correições. Em 2011 assumiu a função de delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado e, de 2012 a 2018, exerceu a função de delegado regional executivo.