SELES NAFES
O estoque de medicamentos das unidades de saúde da prefeitura de Macapá recebeu um reforço de R$ 4 milhões, o que será suficiente para garantir o abastecimento até o fim do ano. O valor, de emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM), corresponde a 25% do que já existe no estoque da Divisão de Abastecimento Farmacêutico (Dafa).
Os produtos, que já estão no depósito da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram oficialmente apresentados nesta segunda-feira (12). As 24 unidades de saúde atendem hoje cerca de 400 mil usuários, cerca 80% da população da capital.
“Temos farmacêuticos que fazem o levantamento mensal da necessidade do medicamento. Em determinados meses, como no período de chuvas, quando há muitas crianças gripadas, pode haver uma necessidade maior de medicamentos, então o diretor entra em contato com a Dafa e pede mais medicamentos”, explicou a secretária de Saúde de Macapá, Silvana Vedoveli.
“Conseguimos ter o controle do que cada UBS consome. Os pedidos são feitos para períodos de seis a oito meses, para evitar o desperdício”, explicou a coordenadora de abastecimento farmacêutico da prefeitura, Rayssa Mara de Siqueira Pinto.
Com a entrega dos novos medicamentos, o depósito da Dafa passa a ter R$ 20 milhões em estoque. Além de medicamentos (os mais usados são para pressão alta e dor), há correlatos, como gaze, atadura e até bolsas de colostomia.
“Não temos esse procedimento nas unidades de saúde, mas temos pacientes com essa necessidade que procuram as unidades. E temos bolsas da melhor qualidade”, observou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.