De Oiapoque, HUMBERTO BAÍA
A prática de pesca ilegal na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, na região do Cabo Orange, fez com que um barco de origem no estado do Pará fosse atacado a tiros pela polícia francesa. O incidente ocorreu na tarde de sábado (24).
Dos dez tripulantes da embarcação brasileira, seis foram atingidos por balas de borracha. O barco foi apreendido e levado para Caiena logo após a ação.
De acordo com o capitão da embarcação, Eider José (foto de capa), os militares franceses chegaram atirando e a tripulação tentou revidar atirando objetos como pedaços de pau.
“Foram muitos tiros”, disse o capitão.
O grupo poderá responder pelo crime de pesca ilegal em território francês. Somente quatro tripulantes foram liberados. Eles chegaram a Oiapoque por volta das 20h e foram recebidos por uma equipe da prefeitura, com assistentes sociais e com o procurador do Município para prestar assistência jurídica.
O restante continua na capital da Guiana Francesa, devido a gravidade dos ferimentos. O dono do barco estima um prejuízo de R$ 400 mil. Para a reportagem do portal SELESNAFES.COM, integrantes da embarcação admitiram que sabiam que haviam entrado em águas francesas através do GPS do transporte.