CÁSSIA LIMA
Postes colocados no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, no Centro da cidade, geraram comentários no último fim de semana. Um deles foi fincado em frente a um baluarte do monumento. Segundo a gerência do Museu da Fortaleza, o material é provisório.
O portal SELESNAFES.COM não conseguiu contato com a direção do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (Iphan).
São quatro postes de iluminação fincados no chão. Além de comentários nas redes sociais, os postes também foram alvos de críticas de turistas. O paulistano Murilo Garcia Nunes, de 27 anos, que está de visita em Macapá, estranhou a paisagem ao lado de um monumento tombado como patrimônio histórico.
“Ainda não tinha visto isso em nenhum monumento do país. Causa um estranhamento e até falta de logica, além de atrapalhar a apreciação do monumento”, disse após um passeio à Fortaleza.
De acordo com o gerente do Museu da Fortaleza de São José, Francisco Siqueira de Souza, a colocação dos postes foi necessária para testes de equipamentos durante a reforma do auditório do monumento.
“Vamos instalar um sistema de refrigeração no auditório e precisamos da colocação desses postes para o uso de grandes máquinas. Os postes no entorno da Fortaleza de São José são provisórios, tiraremos em menos de uma semana”, garantiu o gerente.
De acordo com a gerência do museu, nesta semana os postes serão usados para testar as máquinas de refrigeração e em seguida serão retirados.