SELES NAFES
Há dois dias do fim do prazo para filiação partidária, a quinta-feira (5) foi bastante movimentada no escritórios políticos. Vários pré-candidatos assinaram ficha pela primeira vez, enquanto outros trocaram de legenda em busca de mais espaço e mais possibilidade de atingir o coeficiente eleitoral, que é o mínimo de votos para eleger um deputado estadual ou federal.
Entre os mais conhecidos que mudaram de legenda, está a vice-prefeita de Macapá, Telma Nery. Ela deixou o DEM para se filiar ao PSDB, onde deve concorrer ao cargo de deputada federal. A assinatura da ficha de filiação ocorreu no escritório tucano, sob o olhar do presidente do partido, o ex-deputado federal Luiz Carlos.
A ex-candidata a prefeita de Santana, Professora Zilma, foi outra que deixou o DEM, mas para assinar ficha no PDT. A transferência foi chancelada pelo próprio presidente da legenda, o governador Waldez Góes.
Na prática, a filiação de Zilma oficializa o rompimento dela com o grupo do senador Davi Alcolumbre, que a lançou candidata em Santana na eleição de 2016.
Nesta sexta-feira (6), ao meio-dia, quem vai assinar ficha no PSDB será o ex-deputado federal Sebastião Balarocha, que poderá ser confirmado como o segundo candidato ao Senado na coligação com a REDE de Randolfe Rodrigues. Nos últimos anos, ele esteve filiado ao Solidariedade.