SELES NAFES
Pela primeira vez no Amapá, um espetáculo vai recontar os últimos momentos de Cristo de forma erudita. O concerto pascal “Do Olivete ao Calvário” será encenado nos dias 3 e 4 de abril, no Teatro das Bacabeiras.
A realização do espetáculo é do Centro de Formação Litlle Mozarts. Olivete é o nome bíblico do Monte das Oliveiras, local em Jerusalém conhecido como o lugar onde Jesus passou seus últimos dias antes de ser capturado pelos romanos.
A cantata pascal será uma encenação operística, com coral e orquestra que, pela primeira vez, irá tocar no fosso do teatro, local originalmente destinado aos instrumentistas clássicos. Também haverá solistas e um repertório de 24 músicas.
Uma das coordenadoras do evento explica que o objetivo é fomentar a cultura clássica e erudita no Amapá. Além da Little Mozarts, há apenas mais um centro de formação, a Escola de Música Walquíria Lima, que pertence à rede pública.
“A gente tem trabalhado com orquestras no estado, trazendo músicos e repertórios que possam elevar a cultura do estado nesse segmento. Temos a formação, mas temos poucas possibilidades”, justifica a professora Alessandra de Oliveira Lobato, produtora do concerto.
Um dos convidados é o barítono Wilson Ferraz, integrante do grupo Arautos do Rei, entre 1972 e 1975, e que agora forma o Arautos do Rei 7.5 (alusão a 1975).
Ferraz veio de Sorocaba (SP) para participar do concerto, e também está fazendo apresentações em igrejas da capital. Na cantata, ele fará o papel de Jesus.
“Todas as falas que Jesus pronunciou naquela última semana dele na Terra, que chamamos de Semana Santa, foram musicadas e eu canto essas áreas correspondentes em que Jesus se dirige aos discípulos, à multidão, o lamento que ele faz sobre Jerusalém e a cena dele com os discípulos na Última Ceia”, explica o cantor, que também é jornalista.
Assista Wilson Ferraz cantando com o Arautos do Rei 7.5.
Outro convidado é o maestro Mazias de Oliveira, diretor da South Texas Lyric Opera, dos Estados Unidos.
“Na primeira vez que vim aqui a cidade era pequena, e hoje é uma grande cidade. Vamos ‘pioneirar’. Vamos encenar a maior história dos séculos, a história de Jesus com orquestra, coro e grande elenco. Estamos felizes de estar aqui para contribuir com o engrandecimento cultural da cidade”, comentou ele, que assina a regência e direção artística.
O espetáculo começará às 19h30, tanto no dia 3 como no dia 4.
Serviço:
Concerto Pascal Do Olivete ao Calvário
Local: Teatro das Bacabeiras, dias 3 e 4 de abril, às 19h30
Mais informações: 98126-9134, 99111-7632