De Oiapoque, HUMBERTO BAÍA
O 1º Encontro Transfronteiriço de Mulheres ocorreu na sexta-feira (6), no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros. O evento tem como objetivo discutir o papel da mulher na sociedade.
Durante sua abertura, o fórum contou com a saudação de autoridades, como a deputada Cristina Almeida (PSB), Roseli Matos (DEM) e a vice-prefeita de Camopi, cidade do lado francês.
“Tivemos uma semana intensa de preparação para este encontro. Todas estamos de parabéns, pois conseguimos reunir em Oiapoque várias autoridades do estado e do município e discutimos nosso papel na sociedade. E, acima de tudo, lugar de mulher é onde ela desejar estar”, disse a coordenadora de políticas de públicas para mulheres de Oiapoque, Marilene Rosa dos Santos.
Um dos pontos mais importantes do encontro foi a discussão sobre imigração e tráfico de pessoas na fronteira. Outros assuntos abordados foram a criação do posto de atendimento à mulher vítima de violência dentro do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública de Oiapoque (Ciosp) e a instalação de uma delegacia especial para mulheres.
Uma carta foi formatada e será encaminhada até o governo do Estado. O fórum foi encerrado com uma grande caminhada pelas ruas de Oiapoque.