CÁSSIA LIMA
A Defesa Civil do Amapá está em alerta para a previsão de mais chuvas em todo o estado. A preocupação maior é com os municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jari, que podem sofrer inundações.
No último fim de semana, as fortes chuvas e a abertura de comportas das hidrelétricas no rio Araguari provocaram alagamentos no Bairro do Matadouro, na orla de Ferreira Gomes, município distante 130 quilômetros de Macapá. Segundo a Secretaria de Assistência Social, 30 famílias foram atingidas.
“Esses locais de riscos são áreas muito próximas de rios, e que sofrem influências das marés, das chuvas e das águas das hidrelétricas. Estamos monitorando esses pontos para eventuais inundações”, disse o coronel da Defesa Civil Janary Nunes.
Nesta terça-feira (10), o rio Araguari atingiu 2,2 metros, o que é considerado normal. Entretanto, as chuvas que caem na cabeceira do rio podem levar a um aumento maior das águas, resultando em enchentes nos bairros mais baixos, especialmente na orla da cidade.
O alerta leva em consideração a previsão de mais chuvas para os municípios. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as hidrelétricas desses municípios já foram inclusas no plano de contingência para tentar evitar inundações.
O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) alertou que haverá mais chuvas nas cabeceiras dos rios, podendo ocasionar aumento do volume de águas.
Os municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Cutias e Itaubal também podem sofrer com as chuvas. Além disso, segundo o Iepa, este ano as chuvas estão intensas.