ANDRÉ SILVA
Pelo terceiro ano consecutivo, não houve registros de acidentes fatais nas rodovias federais do Amapá, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fez um balanço positivo da Operação Semana Santa 2018. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (2).
Apesar de não ter havido morte no trânsito, o excesso de velocidade ainda é um fator preocupante para a PRF. Este ano, houve um salto de mais de 100% nos flagrantes de motoristas dirigindo acima da velocidade permitida. Os registros são realizados por meio de radares. Em 2017, o número de imagens captadas foi de 83, contra 197 neste ano.
“O condutor ainda não está consciente de que o excesso de velocidade é uma das causas de acidentes nas estradas”, lembrou Jaime Herculano, chefe do núcleo de operações da PRF no Amapá.
Ele disse que em todas as operações, a PRF realiza abordagens educativas aos condutores, e essa é uma das causas apontadas pelo policial, como principal para a redução do número de acidentes fatais.
“Durante toda a operação, a gente faz palestras, chama o condutor para assistir a vídeos com instrutores da PRF que aborda o tema ‘veículo e acidentes’”, falou Herculano.
Este ano, 550 pessoas participaram das palestras. Além disso, foram realizados 246 testes de alcoolemia, sem nenhuma apreensão, 531 veículos foram fiscalizados e 2 acidentes sem vítimas foram registrados.