ANDRÉ SILVA
Acontece no período dia 28 a 30 de maio, a primeira maratona de programadores do Amapá, o “Hackathon”. O evento vai reunir acadêmicos de tecnologia da informação de instituições públicas e privadas do estado. A premiação é um estágio no Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).
Com o tema “Modernização da Gestão Pública por meio da Informatização”, a maratona busca incentivar os estudantes a desenvolverem protótipos de softwares voltados para gerenciar e solucionar demandas da gestão pública do Amapá.
“Ele vai ter que olhar o governo e suas áreas de atuação, como saúde, educação e segurança pública, e vai identificar o problema, e, usando a criatividade dele, propor a solução para desburocratizar o processo que ele viu, usando o software que ele criou”, explicou Lutiano Silva, diretor presidente do Prodap.
Segundo ele, até o fim da maratona, o estudante precisa entregar um protótipo do software pronto.
Para a primeira maratona, estão sendo disponibilizadas 60 vagas. As inscrições iniciaram no dia 3 de maio e vão até o dia 14, e, no dia 18, só poderão ser feitas por meio da internet, no site http://hackathon.prodap.ap.gov.br.
Para participar, o aluno deve estar a pelo menos um ano do término do curso, além de não ter nenhuma relação de trabalho com o Prodap.