ANDRÉ SILVA
O vídeo de uma câmera de segurança registrou a ação de um homem roubando a bateria de um caminhão na frente da Cidade do Samba, no Bairro Zerão, na zona sul de Macapá.
Depois de pegar a bateria do veículo, o ladrão ainda chama um mototáxi. Assista o vídeo.
A vítima, Márcio Martins, de 44 anos, é dono de uma empresa de guincho. Ele contou que o furto aconteceu por volta das 18h30, do dia 18 de maio. O dono do veículo culpa a escuridão e o abandono do espaço. Ele disse que bandidos se aproveitam para praticar assaltos e usar drogas.
Abandono e prejuízos
Dos cinco barracões da Cidade do Samba, apenas dois estão com as portas de vidro intactas, o restante foi quebrada por vândalos. Há três carnavais, o local não é usada para o fim que foi construído: servir de ateliê para a construção dos carros alegóricos das escola de samba do grupo especial de Macapá.
A obra foi entregue em 2011 e custou cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos. Hoje, convive com a escuridão e vandalismo.
O empresário atribui a facilidade que o bandido tem de levar o objeto a falta de iluminação do local. Ele disse que os únicos postes que ainda iluminam a área onde o caminhão dele fica estacionado só funcionam porque ele e outros moradores compram lâmpadas e relé para manter a luzes acesa.
“A gente sempre tenta manter a iluminação, mas o pessoal sempre vem e rouba os fios”, conta o empresário.
Martins conta que, além da iluminação, ele mesmo limpa o mato do local usando uma roçadeira elétrica.
“Depois de limpo da gosto de ver as crianças voltarem a brincar”, disse.
Sem previsão de reforma
De acordo com Ruth Sousa, prefeita da Cidade do Samba, os barracões continuarão a ser usados pelas escolas de samba, mas também serão implementadas atividades sociais e culturais. A gestora informou que a reforma do espaço vai custar R$ 450 mil.
“Será necessário a recuperação de toda as instalações elétricas e hidrosanitárias, bem como toda a estrutura de cobertura, alvenaria, esquadrias e pintura, pois danificaram toda a estrutura”, informou a prefeita.
Ela não disse se há previsão de quando a reforma do local poderá começar.