ANDRÉ SILVA
Para muitos amapaenses o Dia do Trabalho foi mais uma oportunidade para procurar emprego. Em um posto de atendimento do Sine instalado no Estádio do Zerão, zona Sul de Macapá, centenas de desempregados buscaram uma vaga de trabalho. O atendimento fez parte da programação do governo do Amapá para comemorar a data.
Este ano, o número de vagas ofertadas pelo órgão foi duas vezes maior que no ano passado. As 119 ofertas de empregos estavam disponíveis a trabalhadores de níveis fundamental, médio, superior e técnico.
Martinete Sena dos Santos, de 36 anos, está desempregada há um ano. Ela disse que procura vaga para serviços gerais ou venda externa. Falou que o que quer mesmo é trabalhar.
“Qualquer vaga que tiver, eu quero. Pretendo sair daqui com uma esperança”, reforçou a mulher.
Luiz Gonzaga Francisco Filho, de 34 anos, é casado e tem três filhos. Ele está há cinco anos sem um trabalho formal. Neste período, resolveu trabalhar por conta própria, mas o negócio não deu certo e ele resolveu procurar por um emprego de carteira assinada.
“Quero correr atrás de pagar meu INSS por causa da minha idade. Estou confiante de que vou sair daqui com uma vaga”, falou Gonzaga.
Ele e Marinete Sena estão no grupo de pessoas desocupadas no Amapá, que, segundo dados divulgados pelo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Amapá (IBGE), no último trimestre de 2017, está em 68 mil pessoas desempregados.
Este ano o Sine atendeu a mais de 300 pessoas na programação do Dia do Trabalho. O candidato à vaga de trabalho tem seu perfil pré-selecionado e é encaminhado para a empresa que requisitou ao órgão que fizesse a seleção.
“Nosso papel é encaminhar dentro do perfil que o empresário quer. Para cada vaga, nós encaminhamos três candidatos. Eles vão com uma carta de recomendação do Sine”, explicou Junior Braga, gerente da Rede Sine Amapá.
A programação do Dia do Trabalho ocorreu até as 14h, oferecendo serviços como corte de cabelo, venda de artesanatos, apresentações culturais, orientações do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran), brincadeiras e contação de historias. A expectativa este ano de público é de 15 mil pessoas.