CÁSSIA LIMA
O governo do Amapá inaugurou na manhã desta sexta-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Macapá. A UPA está localizada na Avenida Ivaldo Veras, no Bairro Jardim Marco Zero. A expectativa é de que a unidade atenda a 4,5 mil pessoas por mês, com serviços de emergência, realização de exames laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma.
Ao entregar a UPA, o governador Waldez fez uma avaliação do mandato, o terceiro, e disse que o Amapá está saindo da crise com avanços na relação com os servidores e com melhorias no sistema de saúde, como a inauguração da Clínica de Nefrologia de Santana e da Maternidade da Zona Norte, esta última com previsão de entrega para o mês que vem.
“A UPA é mais uma obra entregue pronta, equipada e com serviços de excelência, do governo do Estado. Estamos enfrentando muitas dificuldades financeiras, e em crise, mas, mesmo assim, não medimos esforços e demos toda a atenção para a saúde do Amapá, e inauguramos outras UPA’s e maternidades”, disse o governador do Estado, Waldez Góes (PDT).
A obra é orçada em R$ 4,5 milhões e deve desafogar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Hospital de Emergência (HE). A inauguração faz parte do pacote de entrega de diversas obras do governo do estado, dentre elas, a Clínica de Nefrologia de Santana, a UPA de Laranjal do Jari e a Maternidade Bem Nascer, na zona norte.
A UPA atende 24h e possui estrutura com raio-X, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação – adulto e pediátrico. Além disso, tem farmácia, sala de medicação, inalação, curativo e sala de estabilização. A unidade é a primeira no Amapá a ser gerenciada em coparticipação por uma Organização Social de Saúde (OSS), nesse caso é o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH).
“O governo do Estado está oferecendo mais atendimentos para a população macapaense e serviços de qualidade. A inauguração dessa UPA significa mais atenção básica para a população e cobertura de atendimento de praticamente toda a zona sul da cidade”, frisou o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes.
Na solenidade de entrega da UPA, o governador assinou o projeto de lei ao poder legislativo pedindo autorização para que a Unidade receba o nome do médico Gilson Rocha.