CÁSSIA LIMA
O portal de notícias oficial do governo do Amapá foi invadido por hackers e redirecionado para outra página. A invasão iniciou por volta das 19h do domingo (13). Segundo o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Estado (Prodap), não houve roubo de informações.
A situação agravou pela manhã desta segunda-feira (14), quando mais pessoas tentavam acessar o portal que era redirecionado para uma mensagem política, aparentemente de oposição. A mensagem logo desapareceu.
De acordo com o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, não houve roubo de informações, na verdade ocorreu só um redirecionamento do site para outra página.
“A gente já identificou a origem e inclusive vamos fazer o registro de ocorrências e tomar as providências legais. Identificamos uma vulnerabilidade e estamos trabalhando na correção para o site entrar no ar em algumas horas”, explicou.
O diretor disse ainda que o hackeamento foi considerado um incidente de segurança. Até o momento, o único dano avaliado é o de imagem.
“O único dano que tivemos foi a imagem, mas em termos de captura de dados, manipulação da informação isso não ocorreu de forma nenhuma”, disse o gestor.
Lutiano Silva informou que já conseguiram identificar o endereço de IP, ou seja, o endereço de protocolo de internet do dispositivo que provocou a invasão.
“A gente não tem como afirmar que foram questões politicas, mas nesse período é bem comum e suspeito. Já sabemos de onde partiu o ataque. Vamos tomar as medidas cabíveis e voltar com o portal”, disse.
Até o fechamento desta matéria, o portal do GEA continuava fora do ar. O portal SELESNAFES.COM recebeu a informação que o site da prefeitura de Santana também passa pela mesma situação