RODRIGO INDINHO
Por volta de 11h40 da manhã desta terça-feira (26), renderam-se os quatro criminosos responsáveis pelo assalto com sete reféns no Bairro Santa Rita, em Macapá. A negociação é considerada a mais demorada já registrada pela Polícia Militar, totalizando mais de sete horas de negociações.
De acordo com o sub-tenente Willian Leite, do Bope, foram presos Kevin Coster Soares Maranha, de 22 anos, Vinicius Eduardo Ferreira Costa, de 18 anos, e Leandro Nunes Maia, de 19 anos, e um menor de 17 anos foi apreendido. O coronel Matias informou que todos têm passagens por roubo. Um dos bandidos estava há pouco mais de um mês em Macapá, vindo do Estado do Pará, onde também respondia por crimes.
Entre o bando, dois deles portavam armas de fogo, calibre 38. A polícia avalia que não havia entendimento entre o grupo sobre os rumos da negociação, o que teria motivado a demora em se render. Outro fator é que os criminosos haviam ingerido substâncias entorpecentes.
“Tivemos calma e paciência e o tempo foi nosso aliado. Garantimos a integridade física dos envolvidos”, disse o coronel Matias.
Os proprietários do imóvel, um casal de servidores públicos, ficaram dentro de um banheiro em um quarto em que os bandidos não conseguiram entrar. As demais vítimas relataram que não houve violência no trato dos sequestradores.
As negociações caminharam para o desfecho quando a água, a internet e a energia da casa foram cortadas, o que começou a incomodar os bandidos.
O grupo chegou a publicar fotos em redes sociais, segundo a polícia, e podem ter mantido contato com detentos do Iapen. A Polícia Civil irá investigar a motivação do crime.
O caso
Diferente do que havia sido apurado anteriormente, segundo uma das vítimas que conversou que o portal SELESNAFES.COM, a casa foi invadida por volta de 3h por quatro bandidos, que fizeram sete pessoas reféns. Eles aproveitaram o momento em que uma pessoa abria a porta para entrar. A polícia acredita que a casa já estava sendo monitorada pelos criminosos.
Duas crianças chegaram a ser libertadas pouco depois do amanhecer. As negociações chegaram a retroceder no meio da manhã, depois que os bandidos tiveram contato telefônico ao vivo com um programa de rádio local.