DA REDAÇÃO
A Marinha localizou na madrugada desta quinta-feira (28), uma embarcação que havia sido roubada na Guiana Francesa. Quatro pessoas que estavam a bordo foram presas.
Segundo a Polícia Federal, a embarcação denominada “Arpia” foi roubada do Porto de Larivot, perto de Caiena, no dia 26 de junho. Autoridades francesas dizem que o roubo foi praticado, a mão armada, por nove indivíduos.
Na ocasião do roubo, a embarcação estava sob a custódia das autoridades francesas, por ter sido apreendida dias antes em decorrência da prática de pesca ilegal em águas territoriais da Guiana Francesa.
A Polícia Francesa e as Forças Armadas daquele país rastrearam a embarcação, segundo a PF, e a localizaram seguindo para águas territoriais brasileiras. Eles acionaram a Marinha Brasileira e a Polícia Federal, que fizeram a localização.
A Marinha Brasileira localizou e interceptou a embarcação na divisa da Guiana Francesa com o Brasil, próximo a foz do Rio Oiapoque. A recuperação aconteceu por meio de Cooperação Policial Internacional.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes de receptação, contrabando e associação criminosa, além da possível participação dos indivíduos presos na prática do roubo da embarcação.