DA REDAÇÃO
A edição deste ano da ação “Rios de Cidadania”, da Marinha do Brasil, em parceria com o governo do Estado, começa nesta sexta-feira (15), no Arquipélago do Bailique, a 200 quilômetros de Macapá.
Serão levados serviços de saúde, jurídico e de cidadania até a segunda-feira (18).
A “Rios de Cidadania” é uma ação que leva à população das comunidades do Arquipélago do Bailique, atendimentos na área da saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas e rodadas de palestras.
E também tem como parceiros a Justiça Federal, Ministério Público Federal (MPF/AP), Defensoria Pública da União (DPU), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público do Estado (PM/AP) e Prefeitura de Macapá.
Serviços
O navio Auxiliar Pará ficará ancorado na Vila progresso para atendimentos médicos. Os serviços oferecidos serão os de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testagem rápida, consultas médicas e odontológicas, palestras preventivas e educativas, entre outros.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibilizou técnicos em radiologia e um especialista em citopatologia que darão suporte na realização de exames como a mamografia e o Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU), também conhecimento como Papanicolau.
A equipe do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) vai garantir a emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Já a Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) fará assessoria jurídica com atendimento em ações de modificação de guarda, pedido de pensão alimentícia, conflitos de terra, criminal e outros.