DA REDAÇÃO
O Amapá começa a disputar, nesta quinta-feira, 12, o Campeonato Regional Centro Norte de goalBall – versão do futsal criada exclusivamente para atletas paralímpicos cegos ou com baixa visão.
A competição, que é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) ocorre em Cuiabá, capital matogrossense. A disputa segue até domingo (15). Composta por seis atletas e dois treinadores, a delegação amapaense treinou com apoio da Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel) e viajou com passagens pagas pelo Governo do Estado.
São 19 equipes na disputa, com 13 times masculinos e seis femininos. Os paratletas amapaenses vão competir com seleções do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Distrito Federal. Para isso, os técnicos Rodrigo Ikegami e Herbert do Rosário convocaram Rudney, Romário, Alessandro, Cleysso, João e Jodoval.
O goalball
A modalidade é disputada por dois times com três jogadores e três reservas. Todo jogador deve, obrigatoriamente, utilizar venda oftalmológica durante as partidas, de modo que um atleta com visão parcial não obtenha qualquer vantagem.
Essa versão do futebol é uma modalidade oficial dos jogos Paralímpicos e, em alguns Estados brasileiros, já é praticada profissionalmente.