ANDRÉ SILVA
A Associação que ajuda a pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) abriu uma casa de apoio, em Macapá, para dar abrigo às pessoas que vêm do interior do Estado e de ilhas próximas do Amapá, em busca de atendimento médico.
A casa “Nosso Lar” foi aberta pela Associação de Pacientes em Tratamento Fora de Domicílio do Amapá há dois meses e tem capacidade para atender 30 pacientes por dia. Além de abrigo, o espaço vai oferecer alimentação, acompanhamento médico e psicológico.
“Esse tipo de local pode ser encontrado em outras partes do país e é muito utilizado por amapaenses em TFD”, explica o presidente da associação, Ruani Soares.
“Muitos pacientes que vêm de municípios afastados, ficam sem amparo e acabam dormindo em terminal rodoviário ou em pátios de hospitais. São pessoas carentes que não tem com quem contar. E a gente via necessidade de criar um espaço digno como esse”, justificou Soares.
Para se manter, a Casa Nosso Lar conta com a contribuição de associados e doações. Conduto, não é suficiente. Por isso, para reforçar ainda mais o caixa, a Associação vai passar a oferecer ao público externo consultas médica e exames de ultra-sonografia.
Joice da Silva Tavares, de 35 anos, trabalha como voluntária. Ela lembra que já precisou ficar em um local como esse quando esteve em São Paulo com o filho, quando precisou fazer um transplante de rim.
“Só quem faz tratamento lá fora sabe como é precisar de um lugar pra ficar. Em outros estados nós somos muito bem recebidos e porque não retribuir?”, enfatizou a voluntária.
Segundo Ruani Soares, cerca de 19 mil pessoas fazem tratamento fora de domicílio no Amapá. Desses, 8 mil são associados da Casa Nosso Lar.
Quando existem pacientes abrigados, a casa funciona 24h. Para atendimento externo, ela fica aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço está localizada na Rua Ernestino Borges, no Bairro Laguinho, região central de Macapá.