ANDRÉ SILVA
Mais de 37 mil candidatos iniciam, neste final de semana, a disputa pelo sonho de se tornar servidor público. Será a primeira fase do concurso destinado à área da Saúde da capital. A etapa corresponde a prova objetiva, que será aplicada pela Fundação Carlos Chagas, contratada pela Prefeitura de Macapá para realizar o certame.
As provas terão duração de 3 horas e serão aplicadas em mais de 30 escolas de Macapá, nos dias 4 e 5 de agosto, para os níveis médio e superior. A aplicação será dividida em três turnos. A permanência mínima no local da prova é de 1h.
No sábado, 4, a partir das 14h, será para todos os inscritos no nível superior. No domingo, a partir das 8h, ocorrerá a prova para o nível do ensino médio e para o cargo de agente comunitário de saúde.
Também no domingo, mas a partir das 14h, será a vez da prova para o nível médio para os cargos de técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, técnico de laboratório, técnico de nutrição e agente de combate a endemias.
O gabarito da prova será divulgado no site da Fundação Carlos Chagas no dia 6 de agosto. A apresentação de títulos ocorrerá de 19 a 25 de setembro. E o resultado final do concurso será divulgado no dia 6 de novembro.
Dos 37.301 inscritos, 9 mil se declararam negros e 173 com alguma deficiência. Os salários bases da área da Saúde são de R$ 1.014,00 até R$ 4 mil.
“Passamos por várias etapas, com muita transparência, e chegamos ao mês da realização das provas. Conseguimos cumprir com a legislação do sistema de cotas. Dos cinco cargos, o mais procurados foi agente comunitário de saúde: 59% do total de inscrições foi para esta opção. A segunda maior concorrência é para técnico em enfermagem, que abrangeu 22% das inscrições”, informou o secretário municipal de Administração, Carlos Michel Miranda.
Foto de capa: Divulgação