ANDRÉ SILVA
A pracinha reformada por moradores do Bairro do Muca, na zona sul de Macapá, recebeu um cantinho dedicado à leitura. Com a iniciativa, os moradores pretendem estimular o hábito de ler em todas as pessoas da comunidade.
O espaço contém mais de 50 exemplares, entre livros e revistas. Os temas são os mais variados possíveis e o visitante tem a oportunidade de ler ali mesmo ou emprestar, com o compromisso de devolver após a leitura.
A ideia é aumentar o acervo, mas, para isso, o projeto conta com doações. O canto da leitura foi construído pelos moradores, em parceria com o projeto Ler é Pai d’égua, que tem pontos de leitura espalhados pela cidade.
“É um projeto que tá dando certo e futuramente vamos fazer o ‘música na praça’, já utilizando o coreto, transformando em um ponto de cultura. Esse projeto caiu como uma luva para as crianças e famílias que ali visitam”, comentou Uriel Tito, de 37 anos.
A pracinha passou por reforma, recentemente, realizada por vizinhos cansados de verem o local abandonado e sujo. Eles usaram material reciclado, como pneus, para fazer brinquedos e enfeites que estão espalhados por todo o local.
Quem quiser doar livros e revistas ao projeto, pode entrar em contato pelo número 99113-9885, ou ir direto à praça e procurar pela dona Cely ou Tito.
Foto de Capa: André Silva