RODRIGO INDINHO
Na tarde de sexta-feira (24), escolas da capital e interior disputaram o 1° Pré-Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá. Um grande público prestigiou o evento, que aconteceu na Praça da Bandeira, no centro de Macapá. O festival teve mais de R$ 2 mil em premiações.
Oito bandas marciais, incluindo duas do município de Tartarugalzinho, tiveram 15 minutos para encantar pela criatividade e boa música três jurados criteriosos. O Pré-festival é um ‘esquenta’, tanto para o desfile militar de 7 de setembro, como também para o Festival Oficial de Bandas de Fanfarras que será realizado em novembro.
Segundo o presidente da Federação de bandas e fanfarras e regentes do Amapá (FEBFRAP), maestro Elias Santos, o festival busca resgatar a tradição e valorizar as bandas que ensaiam ao longo do ano.
“Um evento que valoriza o jovem, maestros e regentes. Em nosso primeiro ano de atuação, formamos essas parcerias buscando formar jovens e adolescentes, com a música, através da banda de Fanfarra como ferramenta de ensino e aprendizagem, de resgate e de inclusão social”, falou o maestro.
O jovem Neto Soeiro é integrante, há cinco anos, da banda de fanfarra da escola Esther Virgolino, e diz que a cada apresentação é ter uma nova experiência. “Fico feliz, porém muito nervoso. É uma honra e uma grande responsabilidade participar de mais um ano da banda do Esther, infelizmente esse trabalho realizado pelas bandas não é muito reconhecido em nosso estado, o bom é que estão surgindo eventos como esses, espero que haja mais programações e que o público prestigie, pois nossa banda traz sempre novidades”, falou empolgado o aluno.
O evento foi realizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), União dos Estudantes dos cursos secundários do Amapá (Uecsa), Federação de Bandas e Fanfarras e Regentes do Amapá (FEBFRAP), com apoio da Secretaria de estado da educação (Seed).
Resultado
Ao final, todos os integrantes das bandas participantes se uniram no aguardo do resultado e da premiação para os vencedores, na qual a ordem ficou da seguinte forma:
1° E.E Esther Virgolino
2° E.E Nilton Balieiro
3° Colégio Amapaense
4° E.E Gonçalves Dias
5° E.E Reisalina Ferreira
6° E.E Tiradentes
7° E.E Maria José
8° E.E Josefa Jucileide
“Esse é o objetivo, garantir o fortalecimento e estimular a participação das bandas nos estabelecimentos de ensino gerando oportunidades e alternativas para a juventude trabalhar como ferramenta pedagógica e de inclusão social buscando quem sabe descobrir um talento com a música, visando acima de tudo estimular um cidadão de bem”, falou o secretário Pedro Filé ao entregar as premiações.
Foto de capa: Rodrigo Indinho