DA REDAÇÃO
Uma série de pequenos delitos tem arrancado, literalmente, os esforços para deixar Macapá mais bonita. Já chega a R$ 6 mil o prejuízo com os furtos de mudas de plantas de espécies escolhidas cuidadosamente para deixar mais agradável a paisagem dos canteiros centrais e de rotatórias da capital amapaense.
O estrago parece pequeno em cifras, mas retrata uma ação traz prejuízos não somente para os cofres públicos, mas, também, para o bolso dos contribuintes – já que as espécies roubadas terão que ser repostas – além de afetar os atrativos turísticos do município.
Os últimos furtos, segundo Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), ocorreram na área da Fazendinha, na rotatória da parada de ônibus do balneário, e no canteiro de bifurcação da Caesa. Desses dois locais foram levadas 100 mudas de vermelhinhas e oito crótons. O prejuízo só com esse roubo, conforme a Semam, chega a R$ 700,00 em mudas, sem contar os gastos com a mão de obra especializada do plantio.
De acordo com a secretaria, o trabalho de paisagismo é feito em sete rotatórias, de onde 1.500 plantas já foram levadas. Os furtos comeram a ser registrados no início do ano, três meses depois que as espécies foram cultivadas nos canteiros.
Denúncias
O município pede a ajuda população para cessar o problema, sobretudo de moradores das proximidades onde estão localizadas as mudas. Denúncias podem ser feitas para a Linha Verde, no contato 9 9108 8467 ou para a polícia, no 190.
Foto de capa: Ascom/PMM