RODRIGO INDINHO
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) lançou, na manhã desta terça-feira (18), a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado. A abertura da campanha foi numa Fazenda, localizada na Rodovia Duca Serra, na zona oeste de Macapá.
Em maio, o Amapá recebeu o certificado de livre da aftosa com vacinação, o que coloca o Estado no cenário nacional e internacional para exportação de bovinos.
A campanha segue até o dia 15 de novembro e a expectativa da Diagro é que, aproximadamente, 340 mil animais sejam imunizados. Pecuaristas terão até o dia 25 de novembro para declarar, junto ao órgão, que vacinaram seus rebanhos.
De acordo com o presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, o desempenho nos últimos anos na imunização dos rebanhos leva a expectativa de nova certificação do gado amapaense, agora internacional.
“Estamos dentro de uma área de imunidade segura. O Estado vem fazendo todo esse manejo sanitário que resultou no ano passado na certificação nacional de livre [da aftosa] e hoje esperamos certificação internacional. O Amapá confere grande segurança ao rebanho nacional”, destacou o presidente da Diagro.
O gestor disse ainda que a meta de cobertura vacinal para este ano, preconizada pelo Ministério da Agricultura, é de cerca de 98% do rebanho.