OLHO DE BOTO
Um homem foi preso e uma adolescente, apreendida, depois que eles invadiram uma casa e mantiveram três pessoas reféns na noite desta quinta-feira (13). por volta das 17h, no bairro Jesus de Nazaré, na zona central de Macapá.
Segundo testemunhas, o casal chegou numa motocicleta e estacionou na frente da residência e rendeu uma mulher no portão. Porém, a vítima gritou por socorro, fato que chamou a atenção de populares que estavam nas proximidades e tentaram intervir. Foi nesse momento que os criminosos invadiram a casa, mas logo chegou uma viatura do Batalhão de Força Tática e cercou a residência, impedindo qualquer tentativa de fuga.
Sem saída, a família que estava dentro foi mantida refém, inclusive dois idosos: um homem de 77 anos e uma mulher de 72 anos, que passou mal e foi logo libertada pelos criminosos. De imediato, a idosa foi atendida pelo Samu, sendo que as outras duas vítimas permaneceram sob a mira de um revólver até a chegada dos negociadores do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
O processo de negociação durou cerca de três horas. Por volta das 20h30, os assaltantes libertaram os dois reféns e se entregaram.
O casal de assaltantes foi identificado. Clayton Mateus Silva da Silva, de 23 anos, é detento que cumpre prisão no Iapen pelos crimes de furto e roubo. Entretanto, ele já estava no regime semiaberto e, segundo a polícia, teria que se apresentar às 18h para dormir na penitenciária
A comparsa, de 16 anos, confirmou que o alvo era a residência e que Clayton planejou o assalto após ficar sabendo que na casa os moradores guardavam ouro.
A jovem disse ainda conhecer o detento há duas semanas e que não chegou a agredir os moradores da casa. O revólver calibre 38 e a motocicleta, que tem a placa clonada, foram apreendidos.
De acordo com o coronel Matias, comandante do Bope, uma das exigências dos assaltantes foi a presença da mãe da adolescente.
“Tivemos um desfecho da melhor maneira possível, tanto para as vítimas quanto perpetradores, que saíram com a integridade física preservada”, disse o coronel Matias.
O comandante relatou ainda que o casal é suspeito de participar de outros roubos registrados durante a semana em Macapá. Segundo depoimentos de vítimas, os dois infratores faziam as abordagens com a moto roubada, que teve a placa anotada e reconhecida.
Clayton foi encaminhado para o Ciosp do Pacoval e a menor foi apresentada na Delegacia Especializado em Investigação de Atos Infracionais (Deiai).