RODRIGO INDINHO
Um barco que transportava passageiros com destino ao Distrito do Bailique, arquipélago a 200 quilômetros de Macapá, quase naufragou nas proximidades da comunidade do Jupati, na madrugada desta sexta-feira (14). Fortes ventos e grandes maresias teriam ocasionado o acidente.
De acordo Elinho Vilhena, irmão do comandante e filho do dono da embarcação “Edinei III”, que há mais de cinco anos realiza linha para o Bailique transportando passageiros e mercadorias, o barco saiu às 17h30 na tarde de quinta-feira (13) do Canal do Jandiá com destino ao distrito.
Por volta de 3h da madrugada de sexta-feira, o vento forte e as grandes maresias no rio fizeram o comandante fazer uma manobra para a margem para evitar o pior.
“Minha irmã comunicou lá do Bailique que o Neneco [comandante] informou que as maresias estavam muito fortes, como é rotineiro nesse período do ano. Apesar de o barco estar bastante calafetado não aguentou e a água invadiu a estrutura. Graças a Deus, todos estão bem e foi só perda material. Meu irmão precisou fazer isso para salvar a vida dele e das pessoas a bordo”, informou de forma preliminar Elinho.
Mensagens repassadas via redes sociais informavam que estariam a bordo 70 passageiros e 6 tripulantes, mas a Capitania do Portos do Amapá não confirmou esses dados e informou que a embarcação foi despachada com 16 passageiros e 6 tripulantes.
O Capitão dos Portos do Amapá, Fernando Cezar da Silva, confirmou o acidente e informou que uma embarcação de inspeção naval foi encaminhada para o local e que vai abrir inquérito para investigar as causas, circunstâncias e as responsabilidades do acidente. Embarcações da região ajudam no resgate.
Foto de capa: Rodrigo Indinho