DA REDAÇÃO
O livro “Rio Oiapoque [in Blues]”, do poeta Marven Junius Franklin, será lançado esta semana em Belém, no Estado do Pará. O Sesc Boulevard, no Bairro da Campina, área central da capital paraense, receberá o evento de divulgação da obra na sexta-feira (29).
De acordo com a divulgação, o livro “traz a materialização de uma fronteira imaginária, que se concretiza aos olhos do leitor graças à poética ficcional do autor. Como o próprio nome do livro já sugere, a obra mostra a experiência de vida à realidade tucuju o que resulta em linguagem poética em constante transmutação”.
Marven Junius Franklin é radicado no Amapá e nascido no Pará. Descendente de confederados norte-americanos que aportaram no Brasil, professor de educação física, poeta ativista, com várias publicações e premiações literárias no currículo.
“Apesar de claramente inspirado por escritores da geração beat como Jack Kerouac, a obra subjuga divisões pré-definidas sobre formalismos presentes nos estudos literários. Aliás, desconstrução é palavra sempre latente na leitura de Rio Oiapoque [in Blues]: as generalizações e preconceitos a respeito do lugar desmoronam da primeira à última página. As poesias do livro falam do rio Oiapoque, Iaras, pores do sol e acima de tudo, girassóis”, comentou o poeta e autor da obra.
Foto de capa: arquivo pessoal