INFORMATIVO
A Polícia Rodoviária Federal no Amapá (PRF-AP) recebeu um reforço importante no trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. A Amcel doou cerca de 1,5 mil camisetas para o Festival de Trânsito (Fetran), projeto de conscientização que existe desde 2013.
O Fetran é executado nas escolas públicas, onde policiais e professores repassam noções de legislação, primeiros socorros e direção defensiva.
As atividades começaram com escolas de Macapá, e depois foram ampliadas para colégios dos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Oiapoque, além de escolas estaduais da capital.
“Atingimos 15 mil alunos este ano, levando para as crianças mudanças de comportamento no trânsito. Elas aprendem cedo e também são agentes de transformação dos próprios pais”, explica o inspetor Aldo Balieiro, responsável pelo projeto.
O Fetran envolve crianças e os pais, que são mobilizados para reforçar em casa o conteúdo repassado nas escolas.
“Ao final de quatro meses fazemos uma feira dentro de cada escola e organizamos um encerramento no Teatro das Bacabeiras”, acrescenta Balieiro.
Este ano, a estimativa é que o Fetran tenha mobilizado mais de 60 mil pessoas, entre alunos, pais, professores e a comunidade do entorno das escolas.
Em 2015 e 2016, a PRF conseguiu realizar o projeto com recursos próprios, mas agora precisou de parceiros.
“Encontramos essa parceria na Amcel. Inclusive a proposta é entregar essas camisetas para os estudantes dos municípios onde a Amcel tem presença, neste caso Porto Grande e Tartarugalzinho”, informou o coordenador.
“Temos que apostar nas crianças para corrigir tudo de errado que está acontecendo hoje. O trânsito é complicado não apenas pelo desconhecimento da legislação, mas por uma questão de educação. Por isso, a Amcel vai continuar sendo parceira dessa iniciativa”, garantiu a relações públicas da Amcel, Heloísa Melém.