ANDRÉ SILVA
A meteorologia prevê que o período chuvoso pode chegar mais cedo este ano no Amapá. O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Amapá tem registrado a formação de sistemas carregados nos céus do estado.
Diferentemente do ano passado, quando os meteorologistas fizeram previsões de chuvas para começarem em dezembro, neste ano, os estudos indicam que o período chuvoso deva iniciar em novembro.
Normalmente, as chuvas no Amapá começavam a cair em janeiro e fevereiro, mas, há alguns anos, isso tem mudado.
O meteorologista Jeferson Vilhena acredita que o motivo da mudança tem a ver com “o fraco período de estiagens que estamos passando”.
Segundo ele, desde o início da semana, sistemas de nuvens carregadas têm se formado no céu de Macapá, e se deslocado para o interior do estado, como a que se formou na tarde de segunda-feira (15) e se deslocou para Laranjal do Jari.
Para esta quarta-feira (17), a previsão até o fim do dia é de céu claro e poucas nuvens na maior parte do estado, com possibilidade de chuvas variando de intensidade leve a fraca sobre os municípios próximos a faixa litorânea. Em Macapá, a previsão é de pancadas de chuvas rápidas.