ANDRÉ SILVA
Um incêndio ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (10), em um terreno baldio que fica ao lado de um posto de combustível, na Rodovia JK, zona sul de Macapá, assustou muita gente devido ao risco de explosão.
As chamas ficaram muito altas e só não avançaram mais por causa do muro que divide os terrenos. O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou as chamas. Ninguém ficou ferido.
Segundo o frentista Ricardo Nery, de 28 anos, o fogo começou por volta de 13h30min. Ele contou que, geralmente, são os proprietários do terreno ao lado que ateiam fogo no mato. Contudo, desta vez, ele disse não ter visto ninguém por perto. Nery acredita que o incêndio pode ter começado sozinho, devido ao calor.
“Causa preocupação porque aqui é um posto de gasolina e bem ao lado é o Atacadão. Os tanques estão protegidos, eles estão uns 50 metros longe do fogo, mas, no início, achei que fosse chegar aqui”, contou o frentista.
Os funcionários do supermercado ajudaram a controlar a temperatura do muro que divide os terrenos com uma mangueira de incêndio. A fumaça do local podia ser vista a quilômetros de distância.
Focos de incêndio
Na segunda-feira (8) o boletim meteorológico do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), identificou 229 focos de incêndios em todo o estado. Já nesta quarta-feira (10), 48 horas depois, esse número aumentou 47% indo para 337 focos.
Segundo Núcleo, o mês de setembro fechou com 1.200 focos e até esta quarta-feira, os números já passaram de 1.300 focos de incêndio só em outubro deste ano.
Foto de Capa: André Silva