SELES NAFES
Um amapaense realizou a façanha de chegar em terceiro lugar numa das provas de atletismo mais extenuantes do país, a Ultramaratona do Círio, realizada no Estado do Pará. O maior desafio para o amapaense Kassos Cleiton (foto acima), de 38 anos, foi vencer o sono na corrida que durou mais de 11 horas.
A competição, nos dias 11 e 12 de outubro, teve como ponto de largada a BR-316, na cidade de Castanhal. Primeiro os corredores fizeram um percurso de 20 quilômetros dentro da cidade e mais 70 km em direção à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, na região central de Belém.
A largada foi realizada às 17h do dia 11. Para Cassius Cleiton, a prova terminou por volta das 4h da madrugada do dia 12. Foram mais de 11 horas correndo sem descanso na categoria “sub-vivo”, onde os maratonistas não têm direito a carro e equipe de apoio.
“Até pode parar para descansar, mas eu procurei não parar”, disse ele, que chegou em Macapá durante o fim de semana depois da Corrida do Círio, outro evento importante do calendário de atletismo em Belém.
Segundo ele, o maior desafio da ultra-maratona foi vencer o sono no trecho dentro da região metropolitana de Belém.
“Quando cheguei em Ananindeua o sono veio com muita força. Encontrei um ambulante, comprei uma Coca (Cola) e uma água bem gelada para lavar meu rosto”, lembra o corredor, que só tinha na mochila isotônico, lanterna e outros materiais.
Além de Kassos Cleiton, outros amapaenses estavam na Ultra-maratona. Júnior Bordalo completou a prova, mas não alcançou as primeiras colocações. Amarildo, 58 anos, ficou em 3º lugar no circuito de 70 km, e Adelias também completou a prova.
“O Jr Bordalo teve calos em carne viva, mas continuou até o fim”, ressaltou.