SELES NAFES
O consórcio contratado pelo Dnit deve retomar as obras de pavimentação do trecho norte da BR-156 no início de janeiro. A informação foi repassada ao Portal SelesNafes.Com pelo deputado federal Vinícius Gurgel (PR-AP), que conseguiu a liberação de mais R$ 50 milhões do orçamento do Ministério dos Transportes. A bancada federal já havia indicado R$ 25 milhões em emendas para a obra.
O trecho tem 110 quilômetros sem asfalto, entre os municípios de Calçoene e Oiapoque, no extremo norte no Amapá.
“Por mais que comece perto do período chuvoso, as equipes se concentrarão na terraplanagem, canteiros e pontes. Serão asfaltados 30 quilômetros no primeiro ano e o restante será concluído em três anos”, explicou o parlamentar.
Em relação ao trecho sul, que liga o Sul do Amapá ao restante do Estado, Vinícius diz que a expectativa também é que a obra inicie no começo do ano. O projeto executivo atrasou porque foi necessário adequar a obra à descoberta de solos mais frágeis na região.
“Não quero afirmar, mas há grandes chances de os dois trechos iniciarem ao mesmo tempo. Não há mais nenhum empecilho. Serão 60 quilômetros até o Jari, e com a obra do trecho norte serão gerados mais de 500 empregos diretos. As obras estão licitadas, contratadas e com dinheiro na conta”.
Veja a entrevista na íntegra, onde o deputado também confirma a inauguração do novo Aeroporto Internacional de Macapá.