OLHO DE BOTO
A Delegacia do Meio Ambiente da Polícia Civil (Dema) localizou nesta quinta-feira (8), mais de 50 pontos de desmatamentos, no município de Cutias do Araguari, a 135 quilômetros de Macapá.
Em buscas pela região, foram aprendidas 5 armas de fogo, duas motosserras, munição e roupas camufladas.
De acordo com o delegado Leonardo Brito, a polícia chegou até o local a partir de imagens obtidas pelo setor de coordenação de análises de dados, que constatou a grande faixa de desmatamento na região. Após a diligência de uma equipe externa com drone, a situação foi confirmada.
O proprietário do armamento foi identificado, mas a prisão não foi decretada. A Dema investiga se o material era usado somente para caça ou para a prática de delitos na região.
Além do dono, outras pessoas deverão ser indiciadas, segundo o delegado, por crime ambiental e por porte ilegal de arma de fogo.
“Antigamente, o individuo desmatava e ninguém sabia. Hoje, se derrubar qualquer árvore ou fizer qualquer tipo de desmatamento ou fogo o setor de análise de satélite vai notificar e a equipe de verificação externa vai té o local. Então não pense que você vai desmatar e não sera visto. Pode estar num local isolado ou escondido, mas pode ter certeza que a Dema vai verificar esse desmatamento onde estiver ocorrendo e vai impedir que ele continue e as pessoas serão presas”, alertou o delegado.
Leonardo Brito disse ainda que as investigações sobre caso irão prosseguir.