DA REDAÇÃO
Nesta quarta-feira (21), o senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues (REDE), recebeu o Prêmio Direitos Humanos, concedido pelo governo federal.
A honraria é destinada a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos direitos humanos sejam merecedores do reconhecimento e destaque por toda a sociedade.
O parlamentar amapaense foi o único representante do Senado a receber o prêmio. Além dele, a cerimônia homenageou a Procuradora Geral, Raquel Dogde, o atual ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli, o também o ministro do Supremo, Luís Roberto Barroso, ministra Carmem Lúcia, dentre outras autoridades.
“Esse reconhecimento me motiva a continuar travando o bom combate da promoção dos direitos humanos para todos os brasileiros, sobretudo aos mais pobres e vulneráveis”, disse Rodrigues.
Entre as ações do senador que trouxeram o reconhecimento, se destaca a batalha travada no Congresso para impedir a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca).
O objetivo da União com a medida era a exploração mineral, conforme decreto do presidente Michel Temer, que acabou desistindo depois da atuação de Randolfe pela recusa da proposta
“Essa foi uma ação em defesa das comunidades indígenas, principalmente do Parque do Tumucumaque que teria grande parte de suas terras afetadas por este absurdo. Mas vencemos a luta em favor dos indígenas” disse ao lembrar que conseguiu mobilizar o país inteiro em favor da Renca.