SELES NAFES
Uma lombada construída na BR-210, logo na entrada do município de Porto Grande, a 105 quilômetros de Macapá, por pouco não causou um grave acidente. Um vídeo gravado por alunos ou funcionários do Ifap mostram carros e caminhões quase voando por causa da lombada.
No vídeo é possível perceber que existem pelo menos duas pessoas na janela do Ifap acompanhando a passagem dos veículos. As imagens mostram que alguns motoristas conseguem visualizar a lombada a tempo, e reduzem a velocidade no último instante.
No entanto, outros não têm a mesma sorte. Caminhões carregados de material são os que mais têm dificuldades para reduzir a velocidade.
Procurada pelo Portal SN, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as lombadas em rodovias precisam ter redutores de velocidade com bastante antecedência e, principalmente, sinalização vertical.
“Tinha que ter pelo menos a sinalização provisória mostrando que a 300 metros, depois a 200 metros, e finalmente a 100 metros tem uma lombada. Também não há placa informando que o nome da empresa que está construindo as lombadas”, explicou o superintendente da PRF, Klebson Sampaio, que disse ter encaminhado o caso ao Dnit.
O superintendente do Dnit, Fábio Vilarinho, informou ao portal que a sinalização, conforme pediu a PRF, foi instalada na última segunda-feira (19).
“Tinha uma placa antes da lombada. Ali é um trecho de 60 quilômetros por hora, mas, infelizmente, os motorista querem andar a 120 km/h”, ponderou Vilarinho.