ANDRÉ SILVA
Peru, frutas secas, vinho, champanhe, panetone e farofa são alguns dos ingredientes que não podem faltar na Ceia de Natal. Mas nem todo mundo se preparou antecipadamente, e na última hora os supermercados ficaram lotados nesta segunda-feira (24).
Charles Maciel (foto acima), 45 anos, decidiu presentear um amigo com um panetone, mas não deixou de levar os ingredientes para a ceia desta noite também. Ele disse que sente um prazer muito grande em fazer o mesmo ritual todos anos, que fica triste por aqueles que não poderão passar esta data ao lado dos familiares e com saúde.
“É triste porque a gente consegue passar o Natal bem e outras nem tanto, mas é uma data boa, que devemos comemorar”, observa.
Levi de Castro Carvalho foi ao supermercado ajudar a esposa a encontrar os ingredientes para o preparo de uma salada especial que será servida esta noite. Nos ingredientes de preparo está a uva-passa e outras frutas secas. Para ele, o Natal tem que ser sinônimo de gratidão.
“Natal é momento de agradecimento pelo ano. É momento de estar reunido com a família para agradecer. Gratidão é a palavra”, ensina.
O peru, tradicional prato natalino, também não pode faltar. Mesmo em cima da hora, a tecnóloga em radiologia Alessandra Rodrigues, 34 anos, lembrou que a data remete ao nascimento de Cristo.
“Para mim é a data mais importante. É o nascimento de Jesus, acontecimento mais importante do mundo”, considerou.
O encarregado de vendas de supermercado, João Santos, explica que o cliente tem procurado algo a mais para a ceia, além do que normalmente já busca.
“Além do tradicional peru e o chester, a procura pelo pernil e por outros frios aumentou muito. Sem falar nas bebidas como vinho, champanhe e refrigerante”, revelou.